PROJETO ESTÂNCIA JATOBÁ

Lucila Machado Assumpção
John Keith Wood, Ph..D.

A maior beleza é a inteireza orgânica ...
Ame-a, e não o homem separado dela.

O poeta californiano, Robinson Jeffers

O projeto Estância Jatobá tem tres intenções interelacionadas, que são:

1. Conservação: Preservar e restaurar o ambiente natural para proteger a biodiversidade, a saúde do planeta e pelo deleite e nutriente estético. Explicitamente, conservar as florestas nativas, as áreas alagadas, as águas, a energia, a fertilidade do solo, a qualidade do ar, a fauna e o potencial humano.

2. Alimentação: Criar sistemas sustentáveis de produção de alimentos para servir aos residentes e às necessidades locais de nutrição sadia. Apoiar a economia local, os valores rurais, promovendo a justiça social e a boa vizinhança.

3. Educação: Conduzir pesquisa científica, aprender-fazendo, valorizando o conhecimento prático; registrar e disseminar o conhecimento. Tornar-se uma demonstração de uma mini-bacia robusta com uma infraestrutura baseada no uso de energia solar e eliminação de desperdício.

Os seres humanos não são algo à parte da natureza. A terra, seus habitantes e o que ocorre nela é considerado sistemicamente, como em um ecosistema integrado. Cada uma das intenções acima inclue a promoção do bem-estar humano alinhado a um bem-estar orgânico. Estaremos incrementando tanto o ambiente quanto as potencialidades humana, mostrando uma reserva florestal e um sistema agrícola sustentável dignos, moradias e oficinas dignas e eficientes energeticamente. Esta colaboração com a natureza significa nada menos do que aprender a viver bem em um lugar.