PERCEPÇÃO

PERCEPÇÃO >> FILOSOFIA E ESCOLHAS

Uma coisa está certa quando tende
a preservar a integridade, estabilidade
e beleza da comunidade biótica.

O naturalista americano Aldo Leopold

 

O projeto Estância Jatobá, concebido como uma organização educacional e de pesquisa, sem fins lucrativos, dedica-se à promoção e estudo do bem-estar humano, conservação da natureza e um sistema de produção de alimentos sustentável. É um esforço individual de cidadania para entender e promover o viver bem neste lugar.

O projeto envolve aprendizagem através da experiência direta, usando o conhecimento empírico local bem como a pesquisa científica para compreender e melhorar o auto-conhecimento, as relações humanas, a conservação da natureza, o cultivo sustentável, o manejo dos excedentes e o uso de uma energia limpa e eficiente.

Somando-se a isso inclue-se refinar a sensibilidade estética através da expressão artística e da imaginação construtiva. Visto que o projeto aborda o assunto do lugar e seus habitantes, procura-se promover sistemicamente o que o pesquisador americano das planícies férteis, Wes Jackson chamou de: "tornar-se nativo deste lugar". Quer se realizar como lar, fazenda, campus, laboratório, museu ou santuário natural.

Excetuando-se o respeito pela espiritualidade individual, o projeto não segue nenhuma orientação religiosa organizada. Além de uma preocupação sensata e da promoção de relações humanas saudáveis e de uma sociedade justa, nenhuma doutrina de "comunidade" será favorecida. O desejo de uma reserva natural integrada com um sistema sustentável de produção de alimento de fundamentos ecológicos, que seja socialmente responsável e economicamente eficiente é intenção suficiente.

A beleza será buscada e encorajada, só que se trata de uma façanha cultural e artística que além de oferecer nutriente estético também ajuda a clarear o papel humano na natureza. Atenção especial será dada à como este lugar produção do lugar a outros nutrientes como alimento, o conhecimento e entusiasmo esperançoso. Como o "bem estar" está relacionado com este ecosistema. Esforços serão feitos para eliminar desperdício e poluição, procurar eficiência no uso de energia solar, e reduzir gases que contribuam para o efeito estufa, preservar os lençóis de água, conservar o solo, manejar os recursos renováveis a longo prazo, salvaguardar a saúde humana, reverter a degradação das florestas e alagados e aumentar as possibilidades de sequestro de carbono.

Confia-se no conselho sábio do iluminado pensador alemão J. W. von Goethe; "O que quer que você possa fazer ou sonhe que o possa, comece-o agora. Coragem contém genialidade, poder e magia".